Setor da construção reforça otimismo para segundo semestre de 2022
Setor da construção reforça otimismo para segundo semestre de 2022

Setor da construção reforça otimismo para segundo semestre de 2022

As expectativas para o setor da construção civil e para o mercado imobiliário são favoráveis para o segundo semestre de 2022. Para Rafael Bellei, gerente comercial da Prestes Construtora e Incorporadora, medidas anunciadas no primeiro semestre deste ano, com o intuito de manter aquecido o crédito imobiliário, trarão bons resultados. “Acredito na retomada. A Caixa se tornou bastante agressiva com medidas que devem trazer de volta ao jogo os compradores com faixa salarial de R$ 2 a R$ 5 mil”, analisa.

Bellei refere-se a medidas como a redução da taxa de juros do crédito imobiliário com recursos da poupança (SBPE) – fixadas em 8,97% ao ano -, o acréscimo de subsídios para linhas do programa Casa Verde e Amarela – de 12,5% a 21,4% – e o prazo de 35 anos para pagar o financiamento.

Outro indício de que o setor está confiante – apesar da preocupação com o aumento dos juros e do preço dos insumos – é a previsão de crescimento de 2,5% para este ano, anunciada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). No 1º trimestre de 2022, já houve alta de 0,8% em relação aos últimos três meses de 2021 – de acordo com dados do PIB divulgados pelo IBGE.

Otimismo no setor imobiliário

Jean Michel Galiano, vice-presidente de Marketing do Secovi-PR, diz que o mercado imobiliário está muito otimista em relação ao crescimento. “Temos um tripé sólido, com três elementos básicos para isso: consumidor, mercadoria e financiamento”, defende.

Galiano chama atenção para a demanda habitacional existente no país, a partir de alguns números: “temos em torno de 1,2 milhão de casamentos e 230 mil divórcios por ano”. Além disso, destaca, o país contabiliza 24% de inquilinos entre os seus habitantes. “Nos países estabilizados, esse percentual chega a 40%. Vemos nesses dados que há um potencial represado tanto para locação, quanto para venda”, considera.

Além disso, ele destaca que nunca houve tanta opção de crédito no mercado – com condições favoráveis -, para quem deseja comprar um imóvel. “Hoje temos uma taxa de juros que gira em torno de 8,9% – subiu em relação ao ano passado, mas, na verdade, podemos dizer que a taxa voltou ao normal, uma vez que durante a pandemia houve uma redução atípica dos juros”, avalia.

Para ele, esse é um excelente momento para adquirir um imóvel – investimento com valorização certa -, tendo em vista que as taxas de juros do financiamento já foram muito maiores em períodos anteriores.

Consumidor confiante e exigente

É justamente o preço, as facilidades de crédito e de pagamento e o potencial de valorização que atraem os interessados na compra de um imóvel. Na Prestes Construtora, medidas estratégicas visam simplificar o processo de aquisição. “Criamos condições para facilitar a vida do cliente, como parcelamento do valor da entrada e inclusão dos custos com a documentação no preço do imóvel”, ressalta Bellei.

Outra medida da empresa é focar no treinamento da equipe, a fim de que todos os consultores estejam em constante aprimoramento, com profundo conhecimento de todas as etapas relacionadas à negociação.

Isso tudo porque, segundo Bellei, o consumidor está confiante em relação ao setor mas, também, mais exigente. Além de estar mais conectado e de buscar informações, o interessado, muitas vezes, já tem a experiência anterior da compra do primeiro imóvel. “Hoje, temos um público grande de clientes que buscam um imóvel para fazer um upgrade. São pessoas que estão comprando sua segunda ou até terceira residência e procuram um excelente negócio”, observa.

Ele acredita que esse movimento, que surgiu durante a pandemia – quando as pessoas tiveram que passar mais tempo em casa – deve continuar. Muitas famílias trocaram o imóvel de 2 quartos em um bairro afastado pelo imóvel de 3 quartos mais central, com melhorias como suíte, área de lazer, elevador, mais espaço. “As pessoas começaram a entender que o futuro continuaria sendo com mais tempo em casa, com modelo híbrido de trabalho”, completa.

Diferenciais para atender a demanda

Para atender a esse consumidor mais atento e exigente, a construtora lança um olhar apurado já na concepção do projeto dos empreendimentos: da escolha da localização e da compra do terreno até os detalhes construtivos, incluindo diferenciais no espaço interno e nas opções de lazer – dentro e fora do imóvel.

De acordo com Bellei, um apartamento ideal para esse público deve contar com características como sala estendida, varanda com churrasqueira e espaço para home office. “As pessoas passam muito mais tempo no apartamento. Por isso, planejamos um imóvel bem completo, mas com custo mais baixo”, frisa.

Com o intuito de atender a essa demanda, a gestão de qualidade dos empreendimentos também vem sendo monitorada de perto pela construtora. Amarildo Lorente, gestor executivo de Obras da Prestes, comenta que a empresa tem trabalhado bastante na capacitação das equipes: “temos um treinamento junto aos gestores – que estão à frente de cada obra – que acontece semanalmente, com aulas para todo o time de engenharia. E também o Papo Reto – uma conversa coordenada pelo gerente de Obras Giovane de Castro com os gestores, também semanalmente, para falar de temas como o PLS [Plano de Logística Sustentável] e de processos”.

Lorente destaca ainda o Encontro da Qualidade, entre o gestor e o mestre de obras. “A gente fala bastante sobre qualidade, do nosso dia a dia e dos nossos processos, o que também ajuda bastante na busca por melhores resultados”, considera. A empresa está desenvolvendo um novo projeto, em parceria com o Instituto Vida, a fim de aprimorar a comunicação entre os times envolvidos na concepção e execução de cada empreendimento.

Geração de empregos

O otimismo para o setor também pode ser comprovado por meio da abertura de novos postos de trabalho. Segundo dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho, desde junho de 2020 a construção vem registrando resultados positivos na geração de novas vagas com carteira assinada – com exceção dos meses de dezembro, que são considerados sazonais.

Nos três primeiros meses de 2022, a construção civil já contabilizou um saldo positivo superior a 100 mil novos postos de trabalho formais.

Ainda este ano a empresa pretende finalizar obras de empreendimentos em Maringá, Londrina, Apucarana, Ponta Grossa e Curitiba.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários (0)

Últimas postagens

Bem vindo a Plataforma ConstruFácil. Aqui você encontrará imóveis, profissionais e tudo o que precisa na construção civil.
Copyright © 2023 - ConstruFácil
Uma empresa do Grupo Forte.
Desenvolvido com ❤️ por Mundo Publi.
Siga-nos