Indústrias buscam profissionais altamente qualificados
Em Curitiba, só este ano, o número de áreas liberadas para a construção civil cresceu quase 100%. Isso retrata a realidade do setor que mais se desenvolve no Paraná. O cenário é promissor, pois quase metade das construtoras e das indústrias que atuam nesta área pretendem ampliar o quadro de funcionários ainda em 2022. Aproximadamente 28 mil novas unidades habitacionais devem ser construídas nos próximos anos em Curitiba e na região metropolitana. Mas é importante lembrar que para dar conta de toda essa demanda, o setor vai precisar de profissionais qualificados. A boa notícia é que há oportunidade para quem deseja entrar neste ramo do mercado de trabalho, com cursos profissionalizantes de graça, oferecidos pela FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná.
SENAI abre mais de 220 turmas de cursos gratuitos
Juliana Maia, Coordenadora de Educação da FIEP, explica que “para atender essa necessidade, de capacitar e atrair o novo público para a construção civil, nós construímos juntamente com o setor um plano de capacitação técnica a fim de trazer pessoas, com um aperfeiçoamento muito rápido para atender essa necessidade. A tendência é que abra mais de três mil postos no setor da construção civil. Há a necessidade de se qualificar para que se tenha uma admissão.”
Segundo números divulgados pelo IBGE, em 2021, a construção civil foi destaque no PIB (Produto Interno Bruto) nacional, com crescimento de 9,7%, sendo este o maior índice dentro do setor industrial. De acordo com a Câmara Brasileira da indústria da construção, a projeção é de uma nova alta de ao menos 3,5% ainda para este ano. Conforme o SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná, quatro em cada dez empresas da área devem aumentar o quadro de profissionais neste semestre. O que aquece consequentemente, a produção industrial neste segmento.
E por causa da alta demanda exigida pelo setor, uma fábrica que é líder na locação de equipamentos para a construção civil no Paraná e Santa Catarina, decidiu antecipar recursos de 2023, para aumentar 400 toneladas a meta de fabricação de andaimes convencionais e escoras ainda neste ano. O diretor de operações desta empresa, Adriano Greca, disse que “a mesma dificuldade que as obras estão encontrando, para suprir as suas necessidades de mão de obra, nós que somos os fornecedores para essa indústria, acabamos vivendo também.”
Com a expansão do mercado da construção civil, as empresas estão cada vez mais exigentes na hora da contratação. Elas buscam profissionais qualificados e que tenham perfil em constante evolução. Para quem procura oportunidades neste setor, os cursos do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – são uma ótima dica, pois capacitam os alunos e abrem portas para quem deseja acesso ao mercado em crescimento acelerado. É importante lembrar que os cursos são totalmente gratuitos, clique aqui e saiba mais.
Juliana Maia, Coordenadora de educação da FIEP , explica que “a fim de atender essa necessidade , de capacitar, de atrair o novo público para a construção civil, nós construímos juntamente com o setor um plano de capacitação técnica a fim de trazer pessoas, com um aperfeiçoamento muito rápido para atender essa necessidade…”
Fonte: redação RIC MAIS