A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná divulgou o investimento de cerca de R$ 2,2 milhões dos R$ 386,9 milhões para a construção da ponte que vai ligar Matinhos a Guaratuba. No local, equipes realizam sondagens subaquáticas para verificar a área onde serão instalados os pilares de sustentação da estrutura.
Na baía, uma embarcação presente nas águas desde o início de maio realizou oito perfurações no terreno para verificar na natureza hidrológica e geológica para a instalação das vigas que vão sustentar a ponte. A ideia é verificar se há condições para a construção e possíveis intervenções para a obra.
O secretário da pasta, Sandro Alex, falou sobre o andamento das atividades. Ele disse sobre o pagamento da primeira etapa da obra, realizado na semana passada. Nesta etapa, o prazo será de seis meses até a conclusão, e as obras devem começar no segundo semestre.Tocador de áudio
O projeto conta ainda com outras duas frentes de trabalho. A segunda é a elaboração dos relatórios de engenharia do Projeto Básico e Projeto Executivo de Engenharia da ponte. No processo, são realizados o plano de trabalho, estudos geotécnicos, estudos topográficos e planos de equipamentos, por exemplo.
Na área onde a ponte será construída, um canteiro de obras foi aberto para o início do projeto. O governo do estado afirmou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) intermedia as ações no ponto onde o projeto será realizado. O secretário destacou a iniciativa.
Na área, serão instaladas a central de concreto, a central de fabricação de formas e armaduras, pátio de vigas pré-moldadas e prédios operacionais. Neste local, também serão construídas áreas de embarque para balsas que irão transportar estruturas da nova ponte.
Por: Bruno de Oliveira Fonte: CBN